class="post-template-default single single-post postid-4293 single-format-standard"

Centro Integrado de Treinamento em Emergência Médicas – CITE Med.

O enorme avanço no conhecimento científico levando à criação de protocolos de trabalho e à sofisticação da tecnologia em medicina, revolucionou o conceito de atendimento de emergência na última década. Em resposta à necessidade de treinamento, capacitação e atualização em emergência, foi criado, em 1997, o C.I.T.E. – Centro Integrado de Treinamento em Emergências.

Com uma área construída de 5.500m², nossas instalações foram projetadas para o exercício específico de vários segmentos do treinamento em emergência: salas para prática em ambiente pré-hospitalar com veículo acidentado e ambulância, auditórios multimídia para atividades de simulação, centro cirúrgico completo com anfiteatro anexo para treinamento em obstetrícia, cardiologia e pediatria, e sala projetada para treinamento de emergência em odontologia.

Em paralelo, a atualização contínua de nossa equipe técnica tem sido priorizada desde o início de nossas atividades, com o estreitamento das relações com outras instituições de renome, nacionais e internacionais.

Somos um ITC (Centro de Treinamento Internacional) da AHA (American Heart Association) e do ITLS, pertencente ao American College of Emergency Physicians. O convênio com essas instituições fortalece e amplia nossa área de atuação, constituindo, hoje, o Centro Integrado de Treinamento em Emergência Médicas – CITE Med.

Parceiros

ITLS

O ITLS é uma instituição global, dedicada à educação para prevenção e redução da morbi-mortalidade relacionada ao trauma. Foi fundada em 1982 como BTLS – Basic Trauma Life Support. Em 2005, o BTLS se tornou ITLS que melhor reflete o perfil global/internacional da organização.

O ITLS é uma instituição sem fins lucrativos com sede em Illinois, nos Estados Unidos. Seus programas de treinamento são focados no atendimento pré-hospitalar ao trauma e, seu vínculo acadêmico é feito por meio do American College of Emergency Physicians. Nosso primeiro curso foi realizado em janeiro de 1997, com a presença de médicos, enfermeiros e paramédicos americanos, quando então nos tornamos o “chapter” do ITLS no Brasil.

O curso é composto por 75% de aulas práticas e 25% de aulas teóricas, sendo que as aulas práticas são realizadas através de uma contextualização de simulação. Os objetivos principais do curso são: ensinar a sequência correta das técnicas de avaliação, reanimação e empacotamento do paciente. A recertificação dos cursos é compulsória e deve ser revalidada a cada 2 anos. Como se trata de uma instituição global, o ITLS está localizado em países da América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa.

AHA – American Heart Association

A AHA é uma organização americana sem fins lucrativos, fundada em 1924, que preconiza cuidados com a saúde a fim de reduzir sequelas e mortes causadas por doenças cardiovasculares. Sua sede fica em Dallas, Texas, nos Estados Unidos, e sua missão é construir vidas mais saudáveis, livres de doenças cardiovasculares e AVC”.

A AHA oferece certificação internacional de vários cursos, entre os quais Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS). É preconizado que todo aluno deve renovar o curso – conforme denominação da AHA a cada 2 anos para se manter atualizado com as novas diretrizes internacionais e avanços em cardiologia.

Em 2000 iniciamos como Sítio de Treinamento da AHA, vinculados ao INCOR. E em 2007 nos tornamos um Centro de Treinamento Internacional (ITC) da AHA. Desde a sua fundação em janeiro de 1997, vários cursos na área de emergência médica, principalmente de Cardiologia e Trauma foram realizados pelo CITE Med, totalizando mais de 9.000 alunos egressos.