class="post-template-default single single-post postid-4010 single-format-standard"

Emergências Cardiológicas

CURSO DE EMERGÊNCIAS CARDIOLÓGICAS – C.E.C.

Formação acadêmica: nível médio
Público alvo: Técnicos e Auxiliares de Enfermagem
Carga horária: 16 horas de atividades teórico-práticas
Livro utilizado: SBV para profissionais de saúde
Certificação: Centro Integrado de Treinamento em Emergência – CITE

Coordenação Acadêmica: Dra. Rosemary Provenzano Thami
Médica Socorrista do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Especialista em Gestão Estratégica em Saúde

Nome da atividade: Emergências cardiológicas para profissionais de saúde de nível técnico.

Objetivos: capacitar o profissional da saúde a atuar nas diversas situações envolvendo emergências cardiológicas no adulto. Conhecer os diversos tipos de arritmias e identificar as arritmias letais e não letais, manusear os diversos tipos de equipamentos como: monitor cardíaco, desfibriladores e seus componentes, oxímetro de pulso, eletrocardiógrafo, equipamentos básicos para o manuseio de uma via aérea invasiva e não invasiva e determinar a sua importância dentro de uma equipe de parada cardiorespiratória.

Temas abordados na atividade: anatomia e fisiologia do sistema circulatório, sistema de condução elétrica do coração, incidência da FV (fibrilação ventricular) e da TV (taquicardia ventricular sem pulso) na morte súbita e técnicas de reanimação cardiopulmonar, avaliação da cena, abordagem da vítima, pedido de ajuda, abertura das vias aéreas, utilização da cânula orofaríngea, aspiração das vias aéreas, verificação da respiração, técnicas de ventilação não invasivas, oxigenioterapia, compressão torácica, desfibrilação semi-automática, posição lateral de segurança e manobras de desobstrução de vis aéreas por corpos estranhos no adulto e na criança, via aérea invasiva (com demonstração dos equipamentos necessários para o procedimento da intubação oro traqueal, combitube e máscara laríngea).

Metodologia: a turma será composta por um máximo de 25 alunos que inicialmente assistirão a uma aula introdutória que consistirá na apresentação dos instrutores e instruendos e, posteriormente seguirá com a aula teórica e prática. Durante as aulas práticas a turma será dividida em oficinas para um melhor aproveitamento, onde serão utilizados manequins, dispositivos de barreira para o treinamento prático de RCP e desfibriladores de treinamento (semi-automáticos). Serão realizadas oficinas práticas de mega-code, com situações bem próximas a realidade utilizando manequins de simulação, e o aluno entra em cena atuando juntamente com a equipe, em uma situação em que o paciente esteja em parada cardiorrespiratória e tudo que foi abordado durante os dois dias do curso será aplicado nesta oficina, contextualizando uma situação real.

Forma de avaliação: o aluno será submetido a duas avaliações, sendo uma prática (com caráter eliminatório) e uma teórica com média de aprovação de 70%. Caso fique reprovado em uma das duas, terá oportunidade de refazer em outra data. Caso seja reprovado nas duas avaliações deverá repetir todo o curso.

Observação: o aluno deverá trajar roupa adequada e não ter nenhuma incapacidade física que o impossibilite de realizar as aulas práticas.

TODOS OS PROCEDIMENTOS AVANÇADOS MENCIONADOS NOS CURSOS SÃO PRERROGATIVAS PRIVATIVAS DE MÉDICOS, conforme Resolução CFM nº 1.718/04, art. 1º.


Documentos Necessários

  • Contrato educacional preenchido;
  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia da carteira profissional (CRM ou COREN), se for o caso
  • Cópia do comprovante de residência

Realização das Provas

As provas escrita e prática serão realizadas no 2º dia do curso.


Aviso Importante

Material didático: É de inteira responsabilidade do aluno adquirir o livro com antecedência mínima de 15 (quinze) dias para leitura prévia. O livro/apostila do curso será entregue mediante quitação da primeira parcela do pagamento. O material deverá ser retirado na Secretaria Acadêmica do CITE Med, ou enviado por Sedex, sendo que neste caso as despesas de remessa serão por conta do Contratante;

Da desistência e remarcação do curso: Com até 20 dias de antecedência ao inicio do curso e com a devolução do material didático, mediante e-mail fundamentado, fará jus ao reembolso integral do valor pago, desde que devidamente comprovado o seu pagamento. Com até 10 dias de antecedência ao início do curso e com a devolução do material, mediante e-mail fundamentado, fará jus ao reembolso de 50% do valor pago, desde que devidamente comprovado seu pagamento. Solicitações encaminhadas após este prazo não estarão sujeitas ao reembolso do valor pago, nem remarcações;

O Centro Integrado de Treinamento em Emergência – CITE Med se reserva o direito de alterar a data de início do curso, na hipótese de não ter atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida a matrícula na próxima turma do curso.