class="post-template-default single single-post postid-4012 single-format-standard"

B.L.S. Suporte Básico de Vida

CURSO: B.L.S. – Suporte Básico de Vida

Formação acadêmica: nível médio
Público alvo: profissionais de saúde
Carga horária: 8 horas de atividades teórico-práticas
Livro utilizado: SBV para profissionais de saúde
Certificação: American Heart Association – AHA

Coordenação Acadêmica: Dra. Rosemary Provenzano Thami
Médica Socorrista do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro
Especialista em Gestão Estratégica em Saúde

Objetivos: O Curso de Suporte Básico de Vida visa ensinar as habilidades da ressuscitação cardiopulmonar em todas as idades e praticar a RCP em equipe. Ensinar a usar o desfibrilador automático externo (DEA) e a aliviar engasgos (obstrução de via aérea por corpo estranho). Capacitar o profissional a reconhecer emergências, como uma PCR súbita e como reagir. Capacitar o profissional de saúde a executar uma RCP em uma ampla variedade de ambientes hospitalares e pré-hospitalares.

Temas abordados na atividade: anatomia e fisiologia do sistema circulatório, sistema de condução elétrica do coração, definição da FV (fibrilação ventricular) e da TV (taquicardia ventricular sem pulso) na morte súbita e técnicas de reanimação cardiopulmonar, avaliação da cena, abordagem da vítima, pedido de ajuda, abertura das vias aéreas, verificação da respiração, técnicas de ventilação não invasivas, oxigenioterapia, compressão torácica, desfibrilação semi-automática, posição lateral de segurança e manobras de desobstrução de vias aéreas por corpos estranhos.

Metodologia: o curso baseia-se em vídeos, com aulas teóricas e práticas. Durante as aulas práticas, a turma será dividida em oficinas para um melhor aproveitamento, onde serão utilizados manequins, dispositivos de barreira para o treinamento prático de RCP e desfibriladores de treinamento (semi-automático).

Ao final do curso, o aluno passará por duas avaliações de caráter eliminatório, sendo uma avaliação prática (aprovado ou reprovado) e uma avaliação teórica, onde o percentual mínimo para aprovação é de 84%.  Caso o aluno não seja aprovado em uma das avaliações, terá nova oportunidade de refazer a avaliação pendente em outra data estipulada pelo Centro Integrado de Treinamento em Emergência – CITE Med, mas caso fique reprovado nas duas avaliações, deverá refazer o curso.

Observação: o aluno deverá trajar roupas confortáveis, uma vez que praticará habilidades que exigem ajoelhar-se, curvar-se e permanecer de pé por tempo prolongado. O aluno deverá comunicar previamente qualquer

incapacidade física temporária que o impossibilite de realizar as aulas práticas, como também se tiver alergia ao látex.

TODOS OS PROCEDIMENTOS AVANÇADOS MENCIONADOS NOS CURSOS SÃO PRERROGATIVAS PRIVATIVAS DE MÉDICOS, conforme Resolução CFM nº 1.718/04, art. 1º.

 


Documentos Necessários

  • Contrato educacional preenchido;
  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia da carteira profissional (CRM ou COREN), se for o caso
  • Cópia do comprovante de residência

Realização das Provas

As provas escrita e prática serão realizadas no 2º dia do curso.


Aviso Importante

Material didático: É de inteira responsabilidade do aluno adquirir o livro com antecedência mínima de 15 (quinze) dias para leitura prévia. O livro/apostila do curso será entregue mediante quitação da primeira parcela do pagamento. O material deverá ser retirado na Secretaria Acadêmica do CITE Med, ou enviado por Sedex, sendo que neste caso as despesas de remessa serão por conta do Contratante;

Da desistência e remarcação do curso: Com até 20 dias de antecedência ao inicio do curso e com a devolução do material didático, mediante e-mail fundamentado, fará jus ao reembolso integral do valor pago, desde que devidamente comprovado o seu pagamento. Com até 10 dias de antecedência ao início do curso e com a devolução do material, mediante e-mail fundamentado, fará jus ao reembolso de 50% do valor pago, desde que devidamente comprovado seu pagamento. Solicitações encaminhadas após este prazo não estarão sujeitas ao reembolso do valor pago, nem remarcações;

O Centro Integrado de Treinamento em Emergência – CITE Med se reserva o direito de alterar a data de início do curso, na hipótese de não ter atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantida a matrícula na próxima turma do curso.